cinheiro
Liberado benefício no Caixa Tem para quem mora sozinho, veja como receber
Cadastro no CadÚnico garante acesso a programas sociais via aplicativo da Caixa
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é utilizado para identificar famílias de baixa renda e garantir o acesso a benefícios sociais. Em 2025, o uso do aplicativo Caixa Tem tem facilitado esse acesso, especialmente para quem mora sozinho.
Criado para mapear famílias em situação de vulnerabilidade, o CadÚnico reúne informações sobre renda, escolaridade, número de moradores e condições de trabalho. Com esses dados, os governos conseguem aplicar políticas públicas de forma mais eficiente.
Entre os principais programas vinculados ao CadÚnico estão o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica e iniciativas habitacionais. O cadastro também permite isenção de taxas em concursos públicos e exames educacionais.
Para se inscrever, é necessário procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo. Algumas localidades oferecem agendamento online ou por telefone. Durante a inscrição, são coletadas informações de todos os membros da família. Após a análise, o grupo recebe um Número de Identificação Social (NIS), necessário para acessar os benefícios.
O aplicativo Caixa Tem permite consultar saldos, extratos e realizar transações, facilitando o acesso aos programas sociais sem a necessidade de ir a uma agência.
Pessoas que moram sozinhas, chamadas de famílias unipessoais, também podem se cadastrar, desde que atendam aos critérios de renda. Esse grupo tem direito aos mesmos programas sociais e precisa manter os dados atualizados, o que pode ser feito presencialmente no CRAS ou pelo aplicativo Meu CadÚnico, disponível para Android e iOS.